CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 167 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio
Lógico Matemático RLM e área de Exatas.
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio
Lógico Matemático RLM e área de Exatas.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores) |
Número do Caderno |
Questão |
Gabarito (letras) |
Amarelo |
5 |
169 |
D |
Cinza |
6 |
144 |
D |
Azul |
7 |
171 |
D |
Rosa |
8 |
167 |
D |
Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
Problema 167 resolvido e comentado, passo a passo: Alguns equipamentos eletrônicos podem
“queimar” durante o funcionamento quando sua temperatura interna atinge um valor máximo TM. Para maior durabilidade dos seus
produtos, a indústria de eletrônicos conecta sensores de temperatura a esses
equipamentos, os quais acionam um sistema de resfriamento interno, ligando-o
quando a temperatura do eletrônico ultrapassa um nível crítico TC, e desligando-o
somente quando a emperatura cai para valores inferiores a Tm. O
gráfico ilustra a oscilação da temperatura interna de um aparelho eletrônico
durante as seis primeiras horas de funcionamento, mostrando que seu sistema de
resfriamento interno foi acionado algumas vezes.
“queimar” durante o funcionamento quando sua temperatura interna atinge um valor máximo TM. Para maior durabilidade dos seus
produtos, a indústria de eletrônicos conecta sensores de temperatura a esses
equipamentos, os quais acionam um sistema de resfriamento interno, ligando-o
quando a temperatura do eletrônico ultrapassa um nível crítico TC, e desligando-o
somente quando a emperatura cai para valores inferiores a Tm. O
gráfico ilustra a oscilação da temperatura interna de um aparelho eletrônico
durante as seis primeiras horas de funcionamento, mostrando que seu sistema de
resfriamento interno foi acionado algumas vezes.
Quantas foram as vezes que o sensor de
temperatura acionou o sistema, ligando-o ou desligando-o?
temperatura acionou o sistema, ligando-o ou desligando-o?
A) 2. B) 3. C) 4. D) 5. E) 9.
Estatística, probabilidade, Tempo (h), eixos x e
y, abscissas e ordenadas. Interpretração de gráfico de colunas barras
e linhas horizontal e vertical, Análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar
gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas, Leitura de
Gráficos. Competência do enem. Leitura, Interpretação e Inferência de dados
fornecidos por meio de gráficos e tabelas, Representação de tabelas e sistemas
de equações por Matrizes.
y, abscissas e ordenadas. Interpretração de gráfico de colunas barras
e linhas horizontal e vertical, Análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar
gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas, Leitura de
Gráficos. Competência do enem. Leitura, Interpretação e Inferência de dados
fornecidos por meio de gráficos e tabelas, Representação de tabelas e sistemas
de equações por Matrizes.
Competência
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 –
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Análise e interpretação de gráficos de linhas e colunas,
com dois eixos principal e secundário, legendas distintas ou variadas.
com dois eixos principal e secundário, legendas distintas ou variadas.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):
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