CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 160 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio
Lógico Matemático RLM e área de Exatas.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
|
Número do Caderno
|
Questão
|
Gabarito (letras)
|
Amarelo
|
5
|
140
|
B
|
Cinza
|
6
|
172
|
B
|
Azul
|
7
|
136
|
B
|
Rosa
|
8
|
160
|
B
|
Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
Problema 160 resolvido e comentado, passo a passo: O gráfico mostra a média de
produção diária de petróleo no Brasil, em milhão de barris, no período de 2004
a 2010.
Estimativas feitas naquela
época indicavam que a média de produção diária de petróleo no Brasil, em 2012,
seria 10% superior à média dos três últimos anos apresentados no gráfico.
Disponível em: http: //blogs.
estadao. com. br. Acesso em: 2 ago. 2012
Se essas estimativas
tivessem sido confirmadas, a média de produção diária de petróleo no Brasil, em
milhão de barris, em 2012, teria sido igual a
A) 1,940. B) 2,134. C)
2,167. D) 2,420. E) 6,402.
2,5, 2,0, 1,5, 1,0, 0,5, 0, 1,49,
1,68, 1,97 2,00, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 2010 Ano, Barris (milhão),
1,79, 1,85, 1,78.
Estimativa de produção,
projeção de vendas, estatística, probabilidade.
Interpretração de gráfico de colunas ou barras e ou
linhas, análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano
que represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do
enem, Leitura, Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de
gráficos e tabelas, Representação de tabelas e sistemas de equações por
Matrizes.
Competência
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 –
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):
Nenhum comentário:
Postar um comentário