CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 157 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio
Lógico Matemático RLM e área de Exatas.
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio
Lógico Matemático RLM e área de Exatas.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores) |
Número do Caderno |
Questão |
Gabarito (letras) |
Amarelo |
5 |
176 |
B |
Cinza |
6 |
139 |
B |
Azul |
7 |
178 |
B |
Rosa |
8 |
157 |
B |
Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
Problema 157 resolvido e comentado, passo a passo: Um
casal, ambos com 30 anos de idade, pretende fazer um plano de previdência
privada. A seguradora pesquisada, para definir o valor do recolhimento mensal,
estima a probabilidade de que pelo menos um deles esteja vivo daqui a 50 anos, tornando
por base dados da população, que indicam que 20% dos homens e 30% das mulheres de
hoje alcançarão a idade de 80 anos.
casal, ambos com 30 anos de idade, pretende fazer um plano de previdência
privada. A seguradora pesquisada, para definir o valor do recolhimento mensal,
estima a probabilidade de que pelo menos um deles esteja vivo daqui a 50 anos, tornando
por base dados da população, que indicam que 20% dos homens e 30% das mulheres de
hoje alcançarão a idade de 80 anos.
Qual é essa probabilidade?
A) 50%. B) 44%. C) 38%. D) 25%. E) 6%.
Probabilidade de não estar vivo, biologia,
estatística, genética, recolhimento mensal da seguradora, plano de previdência
privada para aposentadoria.
estatística, genética, recolhimento mensal da seguradora, plano de previdência
privada para aposentadoria.
Competência de área 7 – Compreender o caráter
aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar
instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de
probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma
distribuição estatística.
aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar
instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de
probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma
distribuição estatística.
H27 – Calcular medidas de tendência central ou de
dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de
dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de
dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
H28 – Resolver situação-problema que envolva
conhecimentos de estatística e probabilidade.
conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 – Utilizar conhecimentos de estatística e
probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
H30 – Avaliar propostas de intervenção na
realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
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