CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 154 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de
Raciocínio Lógico Matemático RLM.
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de
Raciocínio Lógico Matemático RLM.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores) |
Número do Caderno |
Questão |
Gabarito (letras) |
Amarelo |
5 |
179 |
B |
Cinza |
6 |
136 |
B |
Azul |
7 |
167 |
B |
Rosa |
8 |
154 |
B |
Simulado de exercícios com soluções para vestibular, concurso
público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e processos
seletivos em empresas.
público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e processos
seletivos em empresas.
Problema 154 resolvido e comentado, passo a passo: Pretende-se
construir um mosaico com o formato de um triângulo retângulo, dispondo-se de
três peças, sendo duas
delas triângulos retângulos congruentes e a terceira um triângulo isósceles. A
figura apresenta cinco mosaicos formados por três peças.
construir um mosaico com o formato de um triângulo retângulo, dispondo-se de
três peças, sendo duas
delas triângulos retângulos congruentes e a terceira um triângulo isósceles. A
figura apresenta cinco mosaicos formados por três peças.
Na figura, o mosaico
que tem as características daquele que se pretende construir é o
que tem as características daquele que se pretende construir é o
A) 1. B) 2. C) 3. D)
4. E) 5.
4. E) 5.
Congruência e
Semelhança de Triângulos, peças do mosaico, triângulos retângulos congruentes, triângulo
isósceles, Mosaico 1, Mosaico 2, Mosaico 3, Mosaico 4, Mosaico 5, 30°,60°,90°,22°,68°,120°,80°,
50°,25º,65º
Semelhança de Triângulos, peças do mosaico, triângulos retângulos congruentes, triângulo
isósceles, Mosaico 1, Mosaico 2, Mosaico 3, Mosaico 4, Mosaico 5, 30°,60°,90°,22°,68°,120°,80°,
50°,25º,65º
Sabe-se que dois triângulos são congruentes
quando:
seus elementos (lados e ângulos) determinam a congruência entre os
triângulos.
dois triângulos determinam a congruência entre seus elementos.
Casos de congruência:
quando:
seus elementos (lados e ângulos) determinam a congruência entre os
triângulos.
dois triângulos determinam a congruência entre seus elementos.
Casos de congruência:
a) LLL (Lado, Lado, Lado): os três lados congruentes.
b) LAL (Lado, Ângulo, Lado): sendo dois lados congruentes, os
ângulos formados entre eles também são congruentes.
ângulos formados entre eles também são congruentes.
c) LAA (Lado, Ângulo, Ângulo): congruência do ângulo adjacente ao
lado, bem como congruência do ângulo oposto ao lado.
lado, bem como congruência do ângulo oposto ao lado.
d) ALA (Ângulo, Lado, Ângulo): dois ângulos congruentes, sendo os
lados entre os ângulos congruentes.
lados entre os ângulos congruentes.
Sabe-se que, em todo triângulo isósceles, os ângulos opostos aos
lados congruentes são congruentes. E, também que, os ângulos da base de
qualquer triângulo isósceles são congruentes.
lados congruentes são congruentes. E, também que, os ângulos da base de
qualquer triângulo isósceles são congruentes.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):
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