CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 151 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de
Raciocínio Lógico Matemático RLM.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
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Número do Caderno
|
Questão
|
Gabarito (letras)
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Amarelo
|
5
|
156
|
E
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Cinza
|
6
|
159
|
E
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Azul
|
7
|
164
|
E
|
Rosa
|
8
|
151
|
E
|
Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
Problema 151 resolvido e comentado, passo a passo: Uma região de uma fábrica deve ser isolada,
pois nela os empregados ficam expostos a riscos de acidentes. Essa região está
representada pela porção de cor cinza (quadrilátero de área S) na figura.
Para que os funcionários
sejam orientados sobre a localização da área isolada, cartazes informativos
serão afixados por toda a fábrica. Para confeccioná-los, um programador
utilizará um software que permite desenhar essa região a partir de um conjunto
de desigualdades algébricas.
As desigualdades que
devem ser utilizadas no referido software,
para o desenho da região de isolamento, são
a) 3y – x ≤ 0; 2y –
x ≥ 0; y ≤ 8; x ≤ 9.
b) 3y – x ≤ 0; 2y –
x ≥ 0; y ≤ 9; x ≤ 8.
c) 3y – x ≥ 0; 2y –
x ≤ 0; y ≤ 9; x ≤ 8.
d) 4y – 9x ≤ 0; 8y –
3x ≥ 0; y ≤ 8; x ≤ 9.
e) 4y – 9x ≤ 0; 8y – 3x ≥ 0; y ≤ 9; x ≤
8.
Equação da reta, desigualdades entre
retas, coeficiente da reta, área do quadrilátero, superfície, desigualdade algébrica, inequação,
área sombreada, superfície destacada, área demarcada, superfície colorida, área
cinza, álgebra linear.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas,
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura,
Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas.
Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 –
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):
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