quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Correção da 2ª aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM



CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 151 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.

Correção da 2ª aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM.

Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
Número do Caderno
Questão
Gabarito (letras)
Amarelo
5
156
E
Cinza
6
159
E
Azul
7
164
E
Rosa
8
151
E

Simulado de exercícios com soluções para vestibular, concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e processos seletivos em empresas.

Problema 151 resolvido e comentado, passo a passo: Uma região de uma fábrica deve ser isolada, pois nela os empregados ficam expostos a riscos de acidentes. Essa região está representada pela porção de cor cinza (quadrilátero de área S) na figura.
Para que os funcionários sejam orientados sobre a localização da área isolada, cartazes informativos serão afixados por toda a fábrica. Para confeccioná-los, um programador utilizará um software que permite desenhar essa região a partir de um conjunto de desigualdades algébricas.
As desigualdades que devem ser utilizadas no referido software, para o desenho da região de isolamento, são
a) 3y – x ≤ 0; 2y – x ≥ 0; y ≤ 8; x ≤ 9.
b) 3y – x ≤ 0; 2y – x ≥ 0; y ≤ 9; x ≤ 8.
c) 3y – x ≥ 0; 2y – x ≤ 0; y ≤ 9; x ≤ 8.
d) 4y – 9x ≤ 0; 8y – 3x ≥ 0; y ≤ 8; x ≤ 9.
e) 4y – 9x ≤ 0; 8y – 3x ≥ 0; y ≤ 9; x ≤ 8.

Equação da reta, desigualdades entre retas, coeficiente da reta, área do quadrilátero, superfície, desigualdade algébrica, inequação, área sombreada, superfície destacada, área demarcada, superfície colorida, área cinza, álgebra linear.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas, análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura, Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas. Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 – Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 – Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

Assista à vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida no link (endereço):

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