CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 146 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de
Raciocínio Lógico Matemático RLM.
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de
Raciocínio Lógico Matemático RLM.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores) |
Número do Caderno |
Questão |
Gabarito (letras) |
Amarelo |
5 |
136 |
B |
Cinza |
6 |
177 |
B |
Azul |
7 |
159 |
B |
Rosa |
8 |
146 |
B |
Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
Problema 146 resolvido e comentado, passo a passo: O
quadro apresenta a ordem de colocação dos seis primeiros países em um dia de
disputa nas Olimpíadas. A ordenação é feita de acordo com as quantidades de
medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.
quadro apresenta a ordem de colocação dos seis primeiros países em um dia de
disputa nas Olimpíadas. A ordenação é feita de acordo com as quantidades de
medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Se as medalhas obtidas por Brasil e Argentina fossem
reunidas para formar um único país hipotético, qual a posição ocupada por esse
país?
reunidas para formar um único país hipotético, qual a posição ocupada por esse
país?
A) 1ª. B) 2ª. C) 3ª. D) 4ª. E) 5ª.
País, Ouro, Prata, Bronze, % Total,
1º China, 9 5 3 17
2º EUA, 5 7 4 16
3º França, 3 1 3 7
4º Argentina, 3 2 2 7
5º Itália, 2 6 2 10
6º Brasil, 2 5 3 10
Estatística, Quadro de
medalhas olímpicas, Ordenação numérica, classificação.
medalhas olímpicas, Ordenação numérica, classificação.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas,
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura,
Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas.
Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura,
Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas.
Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 –
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Nas Olimpíadas, em caso de empate no número toral de
medalhas (ouro + prata + bronze), o desempate será calculado obedecendo-se à
seguinte ordem:
medalhas (ouro + prata + bronze), o desempate será calculado obedecendo-se à
seguinte ordem:
1º ) ouro;
2º ) prata;
3º ) bronze.
Analisando-se na tabela, do enunciado da questão, o caso
da França e da Argentina, parece estar invertido em termos de colocação.
da França e da Argentina, parece estar invertido em termos de colocação.
Somando-se o caso específico das medalhas do Brasil e da
Argentina:
Argentina:
Tabela nova de colocação dos países no Quadro de Medalhas.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):
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