domingo, 1 de janeiro de 2017

Correção da 1ª aplicação, ou primeira edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em novembro (06.11.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM



CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 170 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 1ª Aplicação.

Correção da 1ª aplicação, ou primeira edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em novembro (06.11.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM.

Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
Número do Caderno
Questão
Gabarito (letras)
Amarelo
         5
139
A
Cinza
6
177
A
Azul
7
162
A
Rosa
8
170
A

Simulado de exercícios com soluções para vestibular, concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e processos seletivos em empresas.

Problema 170 resolvido e comentado, passo a passo: O cultivo de uma flor rara só é viável se do mês do plantio para o mês subsequente o clima da região possuir as seguintes peculiaridades:
• a variação do nível de chuvas (pluviosidade), nesses meses, não for superior a 50 mm;
• a temperatura mínima, nesses meses, for superior a 15 °C;
• ocorrer, nesse período, um leve aumento não superior a 5 °C na temperatura máxima.
Um floricultor, pretendendo investir no plantio dessa flor em sua região, fez uma consulta a um meteorologista que lhe apresentou o gráfico com as condições previstas para os 12 meses seguintes nessa região.
Com base nas informações do gráfico, o floricultor verificou que poderia plantar essa flor rara.
A) janeiro. B) O mês escolhido para o plantio foi
fevereiro. C) agosto. D) novembro. E) dezembro.

200,150,100,50,0,35,30,25,20,15,10,5,0,2012,2013, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Abril, Maio, Março, Pluviosidade, Temperatura máxima, Temperatura mínima, Pluviosidade (mm), Temperatura (°C).

Estatística, Análise e interpretação de gráficos de linhas e colunas, com dois eixos principal e secundário, legendas distintas ou variadas.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas, análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura, Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas, Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 – Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 – Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

Eixos coordenados, coordenadas cartesianas, eixo das abscissas, eixo das ordenadas, escala vertical, escala horizontal, eixos x e y, biologia, geografia.

Assista à vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida no link (endereço):

Nenhum comentário:

Postar um comentário