CURSO DE
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO NUMÉRICO QUANTITATIVO RESOLUÇÃO DA PROVA DA OBMEP
DE 2017 QUESTÃO RESOLVIDA DA 13ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS
PÚBLICAS E COLÉGIOS PRIVADOS.
Nível 1 – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental – 1ª
Fase – 06/06/2017 - 6 de junho de 2017
Fase – 06/06/2017 - 6 de junho de 2017
Problema ou Questão 5. O gráfico de barras
mostra a distribuição dos alunos de uma escola conforme o tempo diário dedicado
à leitura.
Qual é o gráfico de setores que melhor
representa, em amarelo, a fração de alunos que dedicam à leitura no máximo 40
minutos por dia?
OLIMPÍADA
BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E COLÉGIOS PRIVADOS.
Análise e interpretação de gráficos de linhas e colunas,
com dois eixos principal e secundário, legendas distintas ou variadas.
com dois eixos principal e secundário, legendas distintas ou variadas.
Porcentagem, fração, numerador, denominador, razão.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas,
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura,
Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas.
Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura,
Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas.
Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 –
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Gabarito da obmep 2017, impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, SBM, SOCIEDADE
BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA TECNOLOGIA INOVAÇÕES E
COMUNICAÇÕES, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BRASIL.
BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA TECNOLOGIA INOVAÇÕES E
COMUNICAÇÕES, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BRASIL.
EXAME
PSICOTÉCNICO, TESTE PSICOTÉCNICO, TESTE PSICOLÓGICO, TESTES DE APTIDÃO OU
CONHECIMENTO, TESTE DE QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA (QI), raciocínio lógico
matemático numérico quantitativo, DESENHOS, IMAGENS, FIGURAS, imagens,
desenhos, SEQUENCIAÇÃO, concurso público, processo seletivo em empresas,
admissão de pessoal em indústrias, recursos humanos, psicotécnico do detran,
departamento estadual de trânsito.
PSICOTÉCNICO, TESTE PSICOTÉCNICO, TESTE PSICOLÓGICO, TESTES DE APTIDÃO OU
CONHECIMENTO, TESTE DE QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA (QI), raciocínio lógico
matemático numérico quantitativo, DESENHOS, IMAGENS, FIGURAS, imagens,
desenhos, SEQUENCIAÇÃO, concurso público, processo seletivo em empresas,
admissão de pessoal em indústrias, recursos humanos, psicotécnico do detran,
departamento estadual de trânsito.
VOCÊ CONSEGUE RESOLVER
ISSO?
ISSO?
DESAFIO MATEMÁTICO.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão
resolvida no link (endereço):
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