CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 180 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da
Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada
em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos
(Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema
comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM.
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da
Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada
em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos
(Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema
comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores) |
Número do Caderno |
Questão |
Gabarito (letras) |
Amarelo |
5 |
166 |
D |
Cinza |
6 |
157 |
D |
Azul |
7 |
148 |
D |
Rosa |
8 |
180 |
D |
Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
Problema 179 resolvido e comentado, passo a passo: O Índice de Massa Corporal (IMC) pode ser
considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de
gordura corporal. Seu valor pode ser obtido pela fórmula IMC =
, na qual a massa é em
quilograma e a altura, em metro. As crianças, naturalmente, começam a vida com
um alto índice de gordura corpórea, mas vão ficando mais magras conforme
envelhecem, por isso os cientistas criaram um IMC especialmente para as
crianças e jovens adultos, dos dois aos vinte anos de idade, chamado de IMC por
idade.
considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de
gordura corporal. Seu valor pode ser obtido pela fórmula IMC =
, na qual a massa é em
quilograma e a altura, em metro. As crianças, naturalmente, começam a vida com
um alto índice de gordura corpórea, mas vão ficando mais magras conforme
envelhecem, por isso os cientistas criaram um IMC especialmente para as
crianças e jovens adultos, dos dois aos vinte anos de idade, chamado de IMC por
idade.
O gráfico mostra o IMC por
idade para meninos.
idade para meninos.
Uma mãe resolveu calcular o
IMC de seu filho, um menino de dez anos de idade, com 1,20 m de altura e 30,92
kg.
IMC de seu filho, um menino de dez anos de idade, com 1,20 m de altura e 30,92
kg.
Disponível em: http:// saude. hsw. uol. com.
Acesso em: 31 jul. 2012.
Acesso em: 31 jul. 2012.
Para estar na faixa
considerada normal de IMC, os valores mínimo e máximo que esse menino precisa
emagrecer, em quilograma, devem ser, respectivamente,
considerada normal de IMC, os valores mínimo e máximo que esse menino precisa
emagrecer, em quilograma, devem ser, respectivamente,
A) 1,12 e 5,12. B) 2,68 e
12,28. C) 3,47 e 7,47. D) 5,00 e 10,76. E) 7,77 e 11,77.
12,28. C) 3,47 e 7,47. D) 5,00 e 10,76. E) 7,77 e 11,77.
O Índice de Massa Corporal
(IMC), Massa/(Altura)2, ABAIXO DO PESO, Gráfico IMC por idade – meninos, Idade
(ano), ESTATÍSTICA descritiva, BIOLOGIA, ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS,
INTERPRETAÇÃO TABULAR E GRÁFICA, 10 2 3 4 6 7 9 12 13 14 15 16 18 19 20,
Excesso de peso, Abaixo do peso, IMC (kg/m²), Normal, Risco de excesso de peso.
(IMC), Massa/(Altura)2, ABAIXO DO PESO, Gráfico IMC por idade – meninos, Idade
(ano), ESTATÍSTICA descritiva, BIOLOGIA, ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS,
INTERPRETAÇÃO TABULAR E GRÁFICA, 10 2 3 4 6 7 9 12 13 14 15 16 18 19 20,
Excesso de peso, Abaixo do peso, IMC (kg/m²), Normal, Risco de excesso de peso.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas,
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que represente
relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura,
Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas.
Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que represente
relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura,
Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas.
Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 –
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão
resolvida no link (endereço):
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão
resolvida no link (endereço):
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