CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 172 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.
Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da
Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada
em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos
(Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado
em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM e área de Exatas.
Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
|
Número do Caderno
|
Questão
|
Gabarito (letras)
|
Amarelo
|
5
|
168
|
C
|
Cinza
|
6
|
149
|
C
|
Azul
|
7
|
150
|
C
|
Rosa
|
8
|
172
|
C
|
Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.
Problema 172 resolvido e comentado, passo a passo: Uma empresa farmacêutica fez um estudo da
eficácia (em porcentagem) de um medicamento durante 12 h de tratamento em um
paciente. O medicamento foi administrado em duas doses, com espaçamento de 6 h
entre elas. Assim que foi administrada a primeira dose, a eficácia do remédio
cresceu linearmente durante 1 h, até atingir a máxima eficácia (100%), e
permaneceu em máxima eficácia durante 2 h. Após essas 2 h em que a eficácia foi
máxima, ela passou a diminuir linearmente, atingindo 20% de eficácia ao
completar as 6 h iniciais de análise. Nesse momento, foi administrada a segunda
dose, que passou a aumentar linearmente, atingindo a máxima eficácia após 0,5 h
e permanecendo em 100% por 3,5 h. Nas horas restantes da análise, a eficácia
decresceu linearmente, atingindo ao final do tratamento 50% de eficácia.
Considerando as grandezas
tempo (em hora), no eixo das abscissas; e eficácia do medicamento (em
porcentagem), no eixo das ordenadas, qual é o gráfico que representa tal
estudo?
Eixo das abscissas, eixo das
ordenadas.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas,
análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem,
Leitura, Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e
tabelas. Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência
de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 –
Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Estatística descritiva,
química, biologia, engenharia civil e ambiental.
Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão
resolvida no link (endereço):
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