domingo, 4 de dezembro de 2016

Correção da 1ª aplicação ou edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em novembro (06.11.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM



CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 173 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 1ª Aplicação.

Correção da 1ª aplicação ou edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em novembro (06.11.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM.

Gabarito oficial da mesma questão, de acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
Número do Caderno
Questão
Gabarito (letras)
Amarelo
5
154
A
Cinza
6
156
A
Azul
7
169
A
Rosa
8
173
A

Simulado com exercícios com solução para vestibular, concurso público.

Problema 173 resolvido e comentado, passo a passo: A distribuição de salários pagos em uma empresa pode ser analisada destacando-se a parcela do total da massa salarial que é paga aos 10% que recebem os maiores salários. Isso pode ser representado na forma de um gráfico formado por dois segmentos de reta, unidos em um ponto P, cuja abscissa tem valor igual a 90, como ilustrado na figura.
No eixo horizontal do gráfico tem-se o porcentual de funcionários, ordenados de forma crescente pelos valores de seus salários, e no eixo vertical tem-se o percentual do total da massa salarial de todos os funcionários.

O Índice de Gini, que mede o grau de concentração de renda de um determinado grupo, pode ser calculado pela razão , em que A e B são as medidas das áreas indicadas no gráfico.
A empresa tem como meta tornar seu Índice de Gini igual ao do país, que é 0,3. Para tanto, precisa ajustar os salários de modo a alterar o percentual que representa a parcela recebida pelos 10% dos funcionários de maior salário em relação ao total da massa salarial.
Disponível em: www. ipea. gov. br. Acesso em: 4 maio 2016 (adaptado).
Para atingir a meta desejada, o percentual deve ser
A) 40%; B) 20%; C) 60%; D) 30%; E) 70%.

Índice de Gini, Indicador, estatística, Massa salarial acumulada (%), 50, 0, 90, 50, 100, Quantidade de funcionários (%), A, B, P.

Assista à vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida no link (endereço):

Nenhum comentário:

Postar um comentário